sábado, 2 de maio de 2009

Dia da MÃE




.......TODOS OS DIAS UM GRITO DE MÃE VESTE DE VIDA O AMOR QUE NASCEU......

(Excerto de um poema recolhido de uma pagela muito antiga e cujo autor me é desconhecido)

Parece-me bem neste dia da MÃE, falar de MATERNIDADE. Do latim Mater(mãe), maternidade significa em português, qualidade ou estado de mãe e ainda estabelecimento público ou privado onde as mulheres podem ter os seus filhos.

Um destes dias, junto à escola de informática onde estava a frequentar um mini curso, chamou-me a atenção a parede e o portão de uma quinta, onde se viam dois painéis de azulejos com imagens muito ternas que logo pensei em fotografar, sendo que a máquina fotográfica estava à mão, pois o curso era mesmo de fotografia.

Quando pensei em elaborar um post para o dia da Mãe, lembrei-me dessas fotos que ilustravam a maternidade e logo pensei em falar da Maternidade desta cidade do Porto, edifício emblemático que afectivamente está muito ligado ao seu povo e às gentes do Norte. E não é que ao fazer pesquisa para recolher dados da sua história, descobri que o dito portão da tal quinta com painéis de maternidade, era uma outra entrada não muito utilizada e que eu desconhecia da Maternidade Júlio Diniz do Porto. Incrível, durante a minha vida activa, trabalhei muito de perto com a Maternidade e nunca me tinha apercebido desta entrada, sendo que até é uma rua onde desde sempre passei com frequência.

A Maternidade Julio Diniz no Porto, é uma Instituição Hospitalar, do Serviço Nacional de Saúde, que presta cuidados exclusivamente na área da saúde da Mulher e da Criança. Localiza-se na freguesia de Massarelos e em local sobranceiro ao rio Douro. Segundo consta, o local onde a Maternidade foi construida era uma quinta grande e linda, propriedade no sec. XIX de um inglês.

O projecto de construção foi de autoria de um arquitecto suiço de nome George Epitaux, autor de várias maternidades famosas na Europa. A inauguração realizou-se em 1939. Tratava-se de um edifício solarengo, rasgado por imensas janelas, rodeado de belos jardins e fontes. De notar que actualmente todo o edifício se encontra bem conservado, incluindo jardins, fontes, etc.
A Maternidade Júlio Diniz, faz parte dos edifícios do Porto que são a memória do seu povo.

Nota: As imagens que anexo neste post , dizem respeito à entrada norte do complexo da maternidade, entrada esta pouco utilizada. Os painéis de azulejos não são originais. Dado o seu estado degradado foram substituidos em 1971. De influência barroca, neles se representa a MATERNIDADE.

(Informação acima foi recolhida no Google, site da Maternidade Júlio Diniz)

E será mais que legítimo perguntar porque a maternidade se chama de Júlio Diniz.
Não disponho de informação que baste, mas suponho que foi para homenagear o além de brilhante MÉDICO, o também brilhante ESCRITOR português, JÚLIO DINIZ.

Júlio Diniz foi e é um dos mais populares e mais lidos escritores portugueses em Portugal.
Nasceu no Porto, na freguesia de Miragaia, bem junto ao Douro. Faleceu com 32 anos, vítima de tuberculose. Foi o mais suave e o mais terno romancista português, autor de várias obras famosas, muitas das quais passadas para o cinema. Destacam-se os Serões da Província, As Pupilas do Snr. Reitor, Os Fidalgos da Casa Mourisca, Uma Família Inglesa e outros...
Júlio Diniz viu sempre o mundo pelo prisma da Fraternidade, do Optimismo, dos sentimentos sadios do Amor e da Esperança. Nesta base, como médico e como homem de nobres sentimentos,
não lhe teria sido indiferente a palavra MATERNIDADE.

(Alguns dados sobre Júlio Diniz, recolhidos na Wikipédia)

Texto e fotos: Lu

3 comentários:

  1. Ora aqui está uma bom trabalho ao Dia das Mães:A Maternidade Júlio Diniz. Conheço bem o portão de que fala porque faz parte da envolvencia do Largo Alexandre Sá Pinto e da muito saudosa Escola Industrial Infante D. Henrique onde fiz o meu curso técnico.E à Maternidade também não sou alheio porque lá trabalhou a minha irmâ.Veja como me transportou a um passado agradável.Obrigado.E parabéns pelo trabalho e imaginação.

    ResponderEliminar
  2. Por falta de correcção do texto publiquei "uma" bom trabalho.Desculpe.E aproveito a deixa para ainda fazer referência a Júlio Diniz que também está no nosso imaginário pelas boas leituras que me proporcionou e retenho.
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  3. Bem simpáticos estes comentários!!! E sabe que fiquei muito feliz por fazer este post!!!e também acho que Deus me pôe no caminho muitas coisas lindas para eu retratar...Acho que é um sinal de Deus para eu não dizer adeus ao blog, como às vezes me passa pela ideia, aliás vários sinais eu recebo como alguns comentários de pessoas gentis...
    Cpts.

    ResponderEliminar