quarta-feira, 19 de agosto de 2009

E o Salmão na Prata!!!



Hoje vou resvalar para uma área de que gosto e de que tenho muita experiência, mas em que não tenho investido porque há tanta oferta, é pouco mais ou menos como a oferta de blogs de viagens...Mas bom, estas são Outras Coisas da Lu e de vez em quando lá vai uma tirada para variar...
Ora vejam que frescura, directamente do pequeno lavrador...




Há tempos, por altura de haver favas, fui à quinta onde o Porto e arredores se abastece de legumes frescos e ou biológicos (como hoje lhe chamam...enfim) e comprei uma favas bem novinhas e tenrinhas, fiz uma favas com chouriço de truz, tirei-lhe umas fotos e era suposto fazer um blog com alguma mais informação interessante, mas quê, tempo para isso...



E então aqui vai o Salmão na Prata para todos os que quiserem, mas especialmente para um casalinho simpático que vive na Dinamarca e que se apelidam muito engraçadamente de Vagamundos. Resolvi pôr duas maneiras que eu tenho de fazer o Salmão na prata, um é simples e outro é com legumes e molho bechamel, que fica muito bom também. Estas receitas são simples, práticas e rapidíssimas, só o Salmão é que é um pouco caro e ah também não sujam muita louça...



Reveste-se um tabuleiro de ir ao forno com prata de modo a este ficar coberto ao comprimento e à largura e restar o suficiente para depois tapar o salmão para que fique bem abafadinho. De seguida pincela-se abundantemente com azeite. Pôe-se os filetes ou postas de salmão em cima do azeite. Rega-se com bastante limão.
Na receita mais simples eu ponho por cima do salmão alecrim seco e salsa, regando novamente com azeite. Tapo devidamente com as bordas da prata e vai ao forno 25 a 30 minutos. Na fotografia parece que está encharcado de azeite, mas este foge para os lados durante a cozedura e no fim já é um molho composto por azeite, limão e o suco do salmão, o que o torna muito leve e agradável para regar as batatinhas cozidas que o devem acompanhar.




Na outra receita eu cubro o salmão com rodelas de tomate muito fininhas, rodelas de cebola e tirinhas de pimentos variados, tudo muito fininho e por fim estendo um pacote de molho bechamel por cima dos legumes, tapo e da mesma foram vai ao forno 25 a 30 minutos(Deve-se ter o forno já quente ). Já me esquecia de dizer que se tem de temperar o salmão com umas pedrinhas de sal quando se coloca na prata e tambem se pode deitar um poucochinho de sal refinado por cima dos legumes, se quiserem que fique um pouco mais saboroso. Já me esquecia que aqui também ponho salsa e coentros.




E pronto, oxalá resulte com vocês, aqui em casa toda a gente gosta e evita-se de sujar louça porque é só dobrar a prata e deitá-la fora, além de que não se fica com aquele cheiro do salmão quando é grelhado na cozinha e sendo uma espécie de caldeirada até é mais saudável...Enfim, foi só uma ideia para quem quiser aproveitar...embora a este blog acho que poucos chegam...



Esta fotos estão um pouco "manhosas", passe a expressão, porque a minha máquina anda um pouco avariada, não gostou que exigisse muito dela em N.Y., então usei uma que tenho aí que não é grande coisa, foi uma oferta que veio num pack qualquer...

E até sempre...e o que era suposto ser só uma receitazinha, redundou nesta conversa toda, não tenho emenda...

Mas Mãe do Céu, já me esquecia de dizer que o nosso salmão foi acompanhado por um vinhinho branco do Douro Quinta do Portal, ah pois meus queridos, não se pode ter tudo ou se tem um razoável vinho português à mão e baratinho (à volta de cinco Euros) ou se atravessa a ponte de Oresund...


Texto e Fotos:Lu

4 comentários:

  1. Lu, um gigantesco obrigado pelas duas receitas! O aspecto é um regalo para os olhos, e podemos te garantir que vai entrar no livro de receitas. Quando experimentarmos, damos feedback.
    Esse acompanhamento de néctar dos deuses é que nos vai ser impossível replicar aqui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Lu! Dei uma 'espiadinha' em todos os seus blogs. Muito bacana mesmo. Show de bola.
    Sou aqui de Curitiba - Brasil, mas já morei em Portugal, em 2001 e 2002. A saudade dos portugueses é enorme.

    Um beijo, um sonho e um sorriso.
    FORÇA SEMPRE!
    Ale

    MSN:alexandre_ricardo_ritter
    Orkut: Alexandre Ritter

    ResponderEliminar
  3. Lu:)

    Obrigada pela visita.e obrigada também por nos dar a conhecer sítios tão lindos e comidas maravilhosas.

    Tenha uma noite muito feliz

    ResponderEliminar
  4. Precsio dar uma passadinha em Portugal..afinal e a terra de minha familia e eu ainda no meu blog ainda estou na parte da Franca. Parabens a receita deve ficar maravilhosa. abracos Luciana Castro- Brasil

    ResponderEliminar