sábado, 18 de abril de 2009

A talho de foice...


A talho de foice, junto ao cinema onde fui ver o filme que sugeri no anterior post, há uma bela duma livraria Leitura, onde a gente se perde a ver os livros...e como sempre que lá entro não resisto...e então, agora que ando tão voltada para a História de Portugal, a realidade e o pormenor... desde o Verão passado, tudo começou com o livro do Gonçalo Cadilhe "Nos Passos de Magalhães" e mais um livro que comprei na ida para o Algarve na fortaleza de Sagres sobre a história de Sagres e o Infante D. Henrique (ainda cheguei a pôr no blog, uma proposta com imagens para um post sobre os descobrimentos...)enfim, eu bem quero agarrar o mundo...tolice minha, já estou quase a chegar à idade das Senhoras do filme...
À frente, o que eu queria dizer é que comprei um livro na linha dos que tenho adquirido ùltimamente, que tem o seguinte nome "O CORAÇÃO DO REI" da jornalista brasileira Isa Salles. E é a história do rei que legou o coração à cidade do Porto, que deu a independência ao Brasil e leis mais justas ao seu país. E como diz na capa, ...D.Pedro, um homem que teve duas pátrias, e que escreveu o seu nome na história de dois continentes, o rei que escolheu a cidade do Porto como última morada do seu coração....

Só espero não me desiludir como me aconteceu com o livro"O Português que nos pariu", sendo que só a palavra parir em si me irrita, tendo em conta o sentido algo pejorativo que, quando era miuda a dita cuja palavra tinha na minha terra de origem, nos arredores do Porto...

E até sempre!!!Espero não ter maçado muito, desculpem lá...

Texto e Foto: Lu

1 comentário:

  1. Tive a Honra de ler o livro desta magnifica escritora, que de uma forma objectiva, equidistante e até romântica, conseguiu dar à luz do conhecimento, a História que nos une acima de tudo!
    Eu enquanto Tripeiro, nascido e criado na Antiga Mui Nobre e Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto estou imensamente reconhecido e grato pela forma como descreve a maravilhosa História do Grande Império do Brasil e a História do meu amado Portugal.

    Felizmente há pessoas que de longe conseguem sentir e descrever o pulsar do Coração de um Rei que será sempre de TODOS nós!

    Obrigado Isa Salles, um bem haja para si.

    PS1:Ainda Hoje, quando da visita do Chefe de Estado do Brasil a Portugal desloca-se à Cidade do Porto onde é descerrada a lápide que guarda o precioso coração do mais Nobre Rei que o Império Português já teve sentado no trono.

    PS2:O Título "SEMPRE LEAL" foi dado à Cidade do Porto por D. Pedro, Rei de Portugal e dos Algarves e Imperador do Brasil.

    ResponderEliminar