domingo, 8 de março de 2009

Dia da Mulher


Hoje, dia da mulher, escolhi esta data que acho bem a propósito para iniciar este blog, o qual terá como objectivo conversar e reflectir sobre aquilo que ao longo da passagem da vida vou observando, ouvindo, questionando e outras coisas...AS OUTRAS COISAS DA LU.
Apesar de não ter conseguido ainda finalizar a formatação deste blog, achei que não iria protelar por mais tempo escrever no mesmo e teria que aproveitar esta data.
Mesmo sendo "AS OUTRAS COISAS DA LU", elas vão também entrosar e sempre, na ideia que esteve presente na base do meu blog, "VIAGENS DA LU", que é partilhar ideias e imagem, sendo que é muito provável, que neste blog apareçam imagens dos sítios por onde ando . Vai ser pois muito circunstancial o conteudo do mesmo.

Passo então ao " DIA DA MULHER"
Não é neste momento minha ideia falar aqui sobre as lutas das mulheres , as grandes mulheres ou coisa do género. Não é que me não agradasse fazê-lo, mas precisamente devido à minha condição de mulher, para já, não tenho a disponibilidade necessária para abordar o tema...virei um dia novamente aqui abordando o tema sim e logo que possa sobre um livro que possuo com edição de 1968 e cujo título " A CONDIÇÃO DA MULHER PORTUGUESA" diz bem já nessa altura a real situação da maioria das mulheres. Mas então ficará para outra oportunidade o assunto, não sem deixar de dizer que o livro a que me referi acima, era da editorial Estampa, Lisboa, custou 25$00 e fazia parte duma colecção que se intitulava "POLÉMICA", sendo que o seu conteudo é à base de depoimentos de pessoas extremamente notáveis na vida portuguesa de então, como Isabel da Nóbrega, Isabel Barreno, Augusto Abelaira, Maria da Conceição Homem, Natália Nunes, Agustina Bessa Luís e Sérgio Ferreira Ribeiro, sendo a apresentação do livro feita por Urbano Tavares Rodrigues.

Hoje apenas vou deixar aqui a minha homenagem a todas as mulheres que, duma forma ou doutra, dão o maior dos contributos à sociedade, à custa de muito trabalho, amor, alegria e sacrifício...
E então passarei a transcrever um pequeníssimo extracto dum poema de Vinicius de Morais cujo título é "O DESESPERO DA PIEDADE", que faz parte da terceira das suas elegias, a Elegia Desesperada e de que gosto mesmo muito.

...Tende piedade, Senhor, de todas as mulheres

Que ninguém mais merece tanto amor e amizade

Que ninguém mais deseja tanta poesia e sinceridade

Que ninguém mais precisa tanto alegria e serenidade...

In: Cadernos de Poesia (4), publicações D.Quixote...Vinicius de Morais - O poeta apresenta o poeta - 1970

2 comentários:

  1. Oiii Lú.
    Tb sou uma Lú aki do Brasil
    Seus nlogs são muito charmosos, adorei..
    um grande beijo.....

    ResponderEliminar