terça-feira, 24 de março de 2009

Primavera Cultural


Ontem à noite inaugurei a minha Primavera Cultural assistindo a um concerto na Casa da Música, onde pude disfrutar da apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven em "Ré Menor" e a obra Carmina Burana de Carl Orff.
A Nona Sinfonia de Beethoven, o "coral", é o hino mais conhecido à irmandade humana (segundo reza na informação que nos foi facultada no concerto). A sua estreia realizou-se no Teatro da Corte Imperial de Veneza em 1824. Foi a última apresentação pública deste grande compositor alemão antes de falecer. Depois de a ouvir, ficamos pasmados e reflectindo como é possível compor algo tão belo, padecendo de várias doenças, incluindo a surdez. Tinha de ser ser de facto um grande génio...

Carmina Burana é a obra mais célebre do compositor alemão Carl Orff. Inspirou-se o autor numa colecção de cantos escritos por clérigos e estudantes meio vagabundos e cuja vida se passava no meio de orgias. Os poemas, geralmente escritos em latim, incluem canções de amor, de taberna, sátiras, canções estudantis e outras. Todas parecem ser um canto ao amor.

Entre os poemas cantados, saliento Primo Vere (Primavera), destacando O Rosto Alegre da Primavera, O Sol tudo aquece, No jardim e o Nobre Bosque revive, com especial referência como é natural para o Prólogo e Epílogo da Apresentação - Fortuna, Imperatriz do Mundo...

GLORIOSO...NO MÍNIMO (para ouvir compulsivamente nesta Primavera que ora começa...)
E alegremos a nossa alma...

A apresentação do programa esteve a cargo da Orquestra Sinfónica e Coro da Rádio Nacional da Ucrânia, registando - se um desempenho espectacular.

Texto e foto: Lu

2 comentários:

  1. Que chique, heim!!??
    Abraço e bom final de semana pra ti!!

    ResponderEliminar
  2. Entre flôres e música está-se bem.Continue a fazer boas escolhas...E a "Nona" é realmente espectacular e densa.Curiosamente temos alguns gostos semelhantes.
    G.Fernandes.

    ResponderEliminar